Início > Gabinete de Psicologia

Gabinete de Psicologia

O Gabinete de Psicologia da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins disponibiliza, a todos os cidadãos da freguesia, o serviço de consulta e acompanhamento psicológico. Proporciona atendimento, avaliação, acompanhamento psicológico e psicoterapia, efetuando ainda o acompanhamento dos respetivos encaminhamentos sempre que a avaliação primária a ssim o exigir.

Com um atendimento de excelência e com profissionais membros efetivos da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), o gabinete funciona todas as segundas feiras da parte da tarde. 

Para efetuar a sua inscrição e agendar a sua consulta basta deslocar-se ao balcão de atendimento da sua/nossa Junta de Freguesia.

 

Gabinete de Psicologia da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins apoia e intervém na Escola Básica de Arcos

Todos os anos o Gabinete de Psicologia da Junta de Freguesia apoia e intervém na escola local. Além da manutenção de uma constante proximidade e comunicação com o corpo docente da escola, que garanta o atendimento eficaz e eficiente dos alunos encaminhados para acompanhamento psicológico, cuja consultoria promove uma intervenção pluridisciplinar planificada rumo à resolução de problemas/constrangimentos, há ainda um plano de intervenção em grupo, no próprio contexto escolar, procurando garantir uma intervenção primária.

 

Assim, encontram-se agendadas, e em alguns casos já em execução, as seguintes ações:

(i) Projeto “Vamos para a Escola”, destinado aos alunos da pré-escola, com o firme propósito de facilitar o progresso para o ensino básico e promover (re)integração escolar e social;

(ii) Projeto “Estou a Crescer”, projeto que visa promover a salutar mudança do primeiro para o segundo ciclo, cujo público-alvo são os alunos do 4.º ano de escolaridade;

(iii) Ação de Sensibilização de Gestão de Conflitos, ação que se aplicará aos alunos da pré-escola, 1.º e 2.º ano de escolaridade, estimulando a adoção de comportamentos sociais assertivos e a manutenção de um padrão de afetividade que proporcione a minimização de problemas grupais;

(iv) a Ação de Gestão de Tempo/Ritmos de Trabalho diferenciados a ainda

(v) a Ação de Métodos de Estudo destinada a todos os alunos da escola. Cada projeto/ação é concretizada ao longo de três e/ou cinco sessões e são desenvolvidas e replicadas em pequenos grupos.

 

Para além da intervenção apresentada, a Escola Básica de Arcos e o Centro de Dia da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins reúnem-se em todas as datas comemorativas, estimulando o relacionamento intergeracional bem como as vantagens subjacentes a este convívio, como sendo o magusto, a festa de Natal, o carnaval, a semana da leitura, entre muitos outros eventos/iniciativas.